A história não pode ser jogada fora (post do Dep. Federal Glauber Braga em sua página no Facebook)

25/07/2017

Na edição do Bom Dia Brasil de hoje, da Rede Globo, uma matéria mostrou que o Arquivo Nacional, pode fechar as portas por corte de orçamento. A matéria não retratou um fato gravíssimo: a tramitação de um projeto de lei (7920/2017 - antigo PLS 146/2007), de autoria do Senador Magno Malta, que tem o objetivo de digitalizar documentos públicos para sua posterior destruição. Isso mesmo! Depois de virarem dados digitais, os documentos serão simplesmente jogados fora.

Glauber recebeu nesse mês, em nosso gabinete, um grupo de pessoas da Associação dos Servidores do Arquivo Nacional, de entidades representativas de arquivistas, historiadores e pesquisadores em geral, solicitando que o nosso mandato, some forças à eles, para que o Arquivo Nacional não feche e que a gente faça uma resistência ao projeto de lei.

A posição consensual desses representantes é que tal projeto, caso seja aprovado, colocará em risco os documentos públicos e o patrimônio arquivístico brasileiro. Também foi sinalizada por eles, a ameaça à segurança jurídica, uma vez que documentos digitalizados, ainda mais com seus originais destruídos, são sujeitos a adulterações.

Estamos acompanhando de perto essa questão. Além disso, será encaminhado pelo conjunto de Associações, ligadas ao do Arquivo Nacional, audiência pública na Comissão de Legislação Participativa, da Câmara Federal para debater o assunto! O nosso mandato estará presente!

A modernização é fundamental, mas a nossa história não pode ser jogada fora!

Assista a matéria: https://globoplay.globo.com/v/6030515/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar

FONTE: https://www.facebook.com/glauber.braga1/posts/845683778921978