Notícias sobre o Projeto de Lei

 

Promovido pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), o Debate Público sobre o Projeto de Lei nº 7.920/2017, que propõe autorizar a destruição de documentos originais após a digitalização, foi realizado no auditório do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, em 19 de setembro de 2017.

Documentos importantes que contam a história do Brasil podem ser destruídos. Um projeto de lei que tramita no Congresso propõe a digitalização de documentos e a destruição dos originais após esse processo. Arquivistas, historiadores e profissionais que atuam na preservação do patrimônio documental são contrários à aprovação do projeto.

A Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) vem demonstrando ao longo de sua trajetória, a preocupação com a situação dos Arquivos Públicos e do Patrimônio Documental no país. Tal apreensão no momento ancora-se também, mas não somente, na aprovação do PLS 146/2007 no Senado Federal e o seu trâmite à Câmara Federal, onde recebeu o número de PL...

No dia 19 de setembro (terça-feira) será realizado um Seminário sobre os Projetos de Lei da Queima de Arquivo no Sindipetro-RJ (Avenida Passos, 34, Centro, Rio de Janeiro), a partir das 18h.