Documentos originais: consequências sociais da “queima de arquivos”

14/09/2017

Debate CEDEM sobre o projeto da "queima de arquivos" foi realizado no dia 13 de setembro

O Centro de Documentação e Memória da UNESP debateu no dia 13 de setembro um tema polêmico pautado pelo Projeto de Lei do Senado 146/2007, de autoria do parlamentar Magno Malta, conhecido como o projeto da "queima de arquivos." Ele propõe a equivalência de documentos digitalizados aos seus respectivos originais, possibilitando, inclusive, a eliminação de originais não destinados à guarda permanente após a digitalização. Agora na Câmara dos Deputados, se aprovado, o PL com o número 7.920/2017 implicará em perdas para a história social, a memória, a justiça, entre outras áreas. 

O debate Documentos originais: consequências sociais da "queima de arquivos" esteve de casa cheia. Marcelo Quintanilha, Diretor Técnico do Centro de Acervo Permanente do Arquivo Público do Estado de São Paulo; Charlley Luz, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e sócio fundador da Feed Consultoria e Serviços de Marketing LTDA; e Maria Bassioli, da Unesp; falaram das graves consequências sociais quando há perda dos arquivos originais.

O professor Charlley Luz fará uma palestra no Instituto do Legislativo Paulista, no dia 29 de setembro, às 15 horas, com o tema "Repositório Digital Confiável e Preservação Digital".

FONTE: https://www.facebook.com/CedemUnespOfical/posts/880190865463273